Greve dos bancários: Procon solicita aos bancos plano de ação pra minimizar problemas


Banco do Brasil em Sumé durante a última greve da categoria (Foto: CL)

O Procon Estadual está enviando às instituições bancárias com atuação no Estado a solicitação da apresentação de um plano de ações que deverá ser desenvolvido durante a greve dos trabalhadores anunciada para próxima terça-feira (18). O objetivo é garantir que os consumidores possam realizar serviços como depósitos, saques e pagamento de contas durante a paralisação dos bancários.

O Procon-PB realizará o acompanhamento dos serviços oferecidos durante a greve. Antes mesmo do anúncio da greve, uma das instituições já havia enviado ao órgão estadual medidas que deverão ser tomadas durante a paralisação das atividades.

Outra preocupação do órgão é evitar problemas relacionados ao atraso em pagamento de faturas e outros débitos. A recomendação é que, durante a paralisação todas as formas de pagamento alternativas sejam buscadas para evitar possíveis cobranças de juros e multas.

“O consumidor deve ficar atento em relação ao vencimento das contas e procurar junto as instituições financeiras e dos fornecedores mecanismos alternativos para efetuar o pagamento, como, por exemplo, o caixa eletrônico, internet ou até mesmo em lojas que possam fazer o recebimento”, destacou o consultor jurídico do Procon-PB, Rafael Lopes.

Por sua vez, as empresas são obrigadas a fornecer estas formas alternativas de pagamento, caso contrário, a cobrança de multas ou quaisquer outros acréscimos ocasionados pelo atraso no pagamento é proibido. “Se a empresa não oferece outra possibilidade de pagamento, ela não pode cobrar pelo atraso”, acrescentou Rafael Lopes.

Secom – PB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s